Walter Elias Disney
Walt Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, em Chicago. Foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Walter é o criador do maior complexo de parques, Walt Disney World. Fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company. O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward", que em português é: Continue seguindo em frente.
Diane Disney Miller nasceu em Los Angeles no dia 18 de dezembro de 1933, faleceu em Napa, 19 de novembro de 2013. Foi a única filha biológica de Walt Disney.
Filha de Lillian Marie Bounds Disney com o Walt Disney, criou o Walt Disney Family Museum, em São Francisco no ano de 2009, ou seja, um museu da família e sobre a vida de Walt Disney, além de ajudar a fundar a Walt Disney Concert Hall. Diane gerenciava uma vinícola no vale do Napa.
Carreira
Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles. Em Hollywood, Walt Disney contratou a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender. Wrinklers não só aceitou a oferta como também aceitou pagar 1500 dólares por cada filme.
Depois de angariar dinheiro, adquirir material, contratar pessoal e arranjar pessoal, Walt começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma moça convivia com personagens de cenário animado. Foi durante este tempo de imenso trabalho em que Walt conheceu sua futura esposa, Lillian Bounds Disney. Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, também conhecido em português como Coelho Osvaldo, foi um grande sucesso que levou à reavaliação dos valores dos contratos quanto aos preços dos filmes. Foi para Nova Iorque, onde foi apanhado de surpresa. O patrão para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou-lhe as personagens, a equipe de desenhistas e as encomendas, porque as mesmas não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão dizendo que tudo estava certo e para não se preocupar, pois ele já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse.
Walt Disney ganhou 22 oscars, de 59 indicações incluindo curtas, documentários e quatro Oscars honorários, o grande cineasta e animador Walt Disney é até hoje a pessoa que mais venceu e mais vezes foi indicado ao Oscars na história da premiação!
Em 1932, Walt recebeu o seu primeiro Oscar com o curta-metragem “Flores e Árvores” (Flowers and Trees), primeiro desenho animado em cores da história, que teve a sua produção e a direção de Burt Gillett. O curta-metragem faz parte da série de curtas “Silly Symphonies” e pode ser visto no Brasil, no DVD duplo “Treasures: Sinfonias Ingênuas“.
Graças a esse homem, o mundo tem esperança, alegria e um pouco de magia. Ele nos proporcionou sonhos. Esses sonhos são passados de geração a geração. Um sonho que nunca deixará de existir! Obrigada Walter Elias Disney.
(Foto: arquivos Disney)
Nenhum comentário:
Postar um comentário